quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Tags

// A COMUNIDADE E O ENVOLVIMENTO SOCIAL ::PARTE 2::

Os pobres precisam de um amigo com quem comer e beber. Em Lucas 7, Jesus descreve como os líderes religiosos criticaram João Batista por causa do jejum. Agora eles criticam Jesus por sua forma de comer “Veio o Filho do homem, comendo e bebendo, e vocês dizem: “Aí está um comilão e beberrão, amigo de publicanos e ‘pecadores’” (7.34). Essa afirmação é verdade! Jesus é amigo dos pecadores. Ele come com eles e os recebe em sua comunidade.


Lucas continua para contar uma história que uma “pecadora” entra sem ser convidada em uma festa na qual Jesus é convidado. Ela molha os pés de Jesus com suas lágrimas, unge-os com perfume e os seca com seus cabelos. Pode ter certeza há uma conotação sexual. Somente mulheres imorais deixavam sues cabelos soltos nos dias de Jesus. O que Jesus fez?Nada. Ele não a empurra. Ele não a dissuade gentilmente. Ele deixa que ela continue, pois vê o seu amor e fé (7.47,50).

O que o leva fazer algo não é o pecado que ele vê no coração da mulher, mas o pecado que vê no coração de Simão, o anfitrião. Simão assume que Jesus não pode ser profeta, pois não é capaz de reconhecer que tipo de mulher ela é. Mas o problema verdadeiro é que Simão não é capaz de reconhecer a graça de Deus. Jesus “recebe e come com eles” (15.2). E ele recebe essa mulher.

Talvez ela fosse uma das mulheres citadas por Lucas em 8.1-3, parte do grupo que viajava com Jesus, um grupo que inclui Maria Madalena, de quem Jesus expulsou sete demônios.

A melhor coisa que podemos fazer pelos pobres é oferecer-lhes um local de acolhimento e comunidade.

2 comentários:

  1. Muito bom os dois textos mano, eu tenho pensado nisso nesses dias e tenho lido sobre o assunto, visando buscar uma forma prática de viver a vida de Jesus em meio a comunidade.
    Li uma chamada de um texto que ta no ipródigo muito boa que me fez pensar bastante " O próximo Billy graham pode estar bêbado agora" Pois essa era a realidade desse grande homem antes de se tornar o que ele é.
    Que possamos entender essa verdade
    O blog ta de parabéns! ( pra vc acreditar que eu leio ele rs )

    ResponderExcluir
  2. Comentei o primeiro artigo e volto a frisar nesse também o que a bíblia diz: Mas, se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, e sois redargüidos pela lei como transgressores Tiago 2:9.
    Hoje o que mais vemos são igrejas ricas que exploram os pobres, o que Jesus faria se vivesse em nossos dias? Tenho certeza que dentro de muitas igrejas Ele nunca colocaria os pés pois não suportava hipocrisia a exemplo dos fariseus, quem possamos andar como Ele andou. 1 João 2:6.

    ResponderExcluir

Blogger Template by Clairvo