quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Tags

//A ESCOLA DO DISCIPULADO NA PRÁTICA COM JESUS


Se pensarmos sobre discipulado no contexto do século 21, podemos perder um pouco da noção na qual Jesus desenvolvia seu ensino. Seu ensino era prático e objetivo.


Jesus ensinou a seus discípulos a lidar com as mais diversas situações da vida, trabalhando e fundamentando questões de relacionamento entre eles. Ao longo desta escola Jesus os mostrava o que realmente importava, e onde deveriam depositar o seus corações.

Os seus seguidores eram inspirados pelos seus ensinos, a eles era dado o previlégio de entender acerca do reino celestial. Jesus colocava aos seus discípulos tudo em "Panos limpos".Uma escola prática, onde viam o poder de Deus manisfetado na face do filho. O precedimento se é que posso dizer assim; era de vida na vida. Jesus andou com seus discípulos, comeu, bebeu, chorou, viveu.

Jesus não era um robô que caminhava pelas ruas de areia pronunciando palavras gravadas em MP3, mais era o Deus pessoal sendo revelado. O Deus que não escondeu seus sentimentos mesmo sabendo que poderia ressuscitar seu amigo Lázaro. João 11-35.

A escola de Jesus era uma escola pessoal, vida na vida. Encarando de frente todas as dificuldades e aflições que se encontram neste mundo, com uma visão clara da eternidade. Jesus ensinou isso aos seus discípulos. Imagino os olhos de cada um deles, sendo colocados em situações que balançavam seus corações.

Mas gosto de entender que enquanto eram colocados aos seus ensinamentos "pessoais" , eles eram fortemente preparados para enfrentar os desafios que viriam pela frente.

O fato é que Jesus não só preparava seus discípulos para avida eterna, mas também para "vida".Sim, essa que vivemos com base nos valores do Mestre.
O discípulado de Jesus tinha como objetivo tornar aqueles que eram ensinados em um só com ele. Ou seja, uma mesma pessoa.

Pessoas que amam a Deus, e que em consequência disso amam o próximo. Essa realidade só poderia ser tocada a medida que a pessoa de Jesus fosse relacionada as necessisades reais do dia- dia de cada discípulo. As repostas dadas por Jeusus nem sempre vinha de palavras, mas de ações em poder.

No evangelho de Lucas no capítulo 8, vemos uma serie de ensinamentos e milagres sendo efetuados por Jesus. Lendo pude observar um pouco do método de ensino em sua prática que o Mestre Jesus usava. Após o ecnontro de Jesus com Jairo chefe da sinagoga, que dizia ter a sua filha a beira da morte em seu lar.

Observer que no verso 51, Jesus não permite que outros entrem com ele na casa com exceção de Pedro, João e Tiago junto com os pais da menina. Isso me leva a pensar que Jesus estava a ensinar tais discípulos. Quando vemos o capiltulo 9 do evangelho de Lucas, vemos Jesus enviando seus discípulos para fazer justamente o que o Mestre faz. Apovorar os demônios e expulsá-los, curar os doentes e a pregar o reino.

A vida de Jesus na vida desses homens fez a grande difrença. O preparo de Jesus foi pessoal, sendo descartado um modelo de discípulado indireto. Porque servimos a um Deus pessoal. Estar nele fala de um relacionamento profundo, e acredito que foi isso que Jesus deixou como modelo para que os seus discípulos seguissem.

Que possamos ser discípulos pessoais que cultivam um relacionamento direto com os outros irmãos.A fim de provar a grande manifestação de poder que há no corpo de Cristo.

center>

0 comentários:

Blogger Template by Clairvo